Guia do Raízes.

Olá, aqui é um espaço para você entender melhor sobre os personagens, lugares, profissões… que aparecem em Raízes.

Este documento é alimentado semanalmente, no decorrer em que um episódio é lançado, por isso, aconselhamos a leitura após escutar o podcast, pois assim você pode assimilar as histórias e também não receber altos spoilers 🤭. Boa leitura!


Buscar nossas raízes é conhecer novas pessoas

Luís Francelino Cavalcante: Bisavô materno de Caio, também conhecido como Luís Caboclo, filho de mãe indígena, que morreu quando ele ainda era bebê, enquanto descansava em cima de um pé de cajá, após fugir de sua Aldeia. Foi encontrado e criado na Fazenda Serra Azul, interior de Pernambuco, povoado de Henrique Dias (antigo Tigre). Lá, foi batizado com o sobrenome da família proprietária das terras. Trabalhou como amansador de burros e sapateiro, porém também era sanfoneiro, tocando até pra Lampião! Depois de matar o sogro, ficou dois anos preso na antiga Casa de Detenção do Recife (atual Casa da Cultura). Morreu ao ser ferido nos pulmões enquanto tentava amansar mais um burro.

Maria Sebastiana: Bisavó materna de Caio, sua família vem das redondezas de Maceió, Alagoas, muito provavelmente com antepassados escravizados. Conheceu Luís na Fazenda Serra Azul, casou e teve sete filhos. Após a prisão do marido, ficou bastante debilitada, precisando de muitos cuidados.

Filhos: Antônio, Zefa, Dila, Arlindo, Sebastião, Tinô e José.

Lampião: Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, foi o maior líder do cangaço no Nordeste, promovendo ataques e saques e sendo morto em uma emboscada, em 1938. Lampião foi o nome mais conhecido do cangaço.

Sebastião Francelino Cavalcante: Avô materno de Caio, também conhecido como Pastor Tião e filho de Luís Caboclo com Maria Sebastiana, de quem leva o nome adiante. Passou sua infância, junto com sua família, no antigo distrito de Tigre, hoje conhecido como Henrique Dias, na cidade de Sertânia. Trabalhava na fazenda de Seu Osvaldo, onde produzia queijo e leite. Sebastião, assim como o pai e os irmãos, também tinha uma paixão pela música. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi convocado para servir ao país, porém, enquanto esperava para embarcar para o combate em Fernando de Noronha, recebeu a notícia de que a guerra tinha acabado. Depois disso e após a morte dos pais, Tião sentiu o chamado de Deus e seguiu no caminho para ser Pastor, se mudando para estudar na Escola Batista em Triunfo, de onde viajou pelo Nordeste com suas pregações. Terminou suas formações teológicas no Seminário de Sobradinho, em Feira de Santana, Bahia. Hoje em dia, é um dos filhos de Luís Caboclo que convive com o Alzheimer e mora em uma Casa de Repouso.

Luiz Gonzaga: músico pernambucano, sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião“. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país.


Mussolini da Europa: foi quem criou o movimento fascista, que deu origem ao Partido Nacional Fascista, no fim da década de 1910.


Buscar nossas raízes é conhecer novos lugares

Camaragibe: município da Região Metropolitana do Recife, onde José, tio-avô materno de Caio, mora.

Casa de Detenção do Recife: A maior cadeia do Brasil no século XIX, onde Luís Caboclo ficou presou por dois anos após matar seu sogro. Hoje, no local, funciona a Casa da Cultura, um centro de artesanato famoso na cidade do Recife. 

Fazenda Serra Azul: Fazenda onde o bisavô de Caio, seu Luís Caboclo, foi encontrado e criado. Lá, ele também conheceu sua esposa, Dona Maria Sebastiana. Localizada no povoado de Henrique Dias (antigo Tigre).

Henrique Dias: Povoado de Sertânia, no interior de Pernambuco, antes conhecido como Tigre e onde se localiza a Fazenda Serra Azul.

Recife: Capital de Pernambuco, onde se passam muitos dos episódios da história da família de Caio.

Tigre: antigo nome do distrito de Henrique Dias, Sertânia.

Seminário Teológico Batista do Nordeste: local onde Pastor Tião terminou sua formação teológica, estando localizado em Sobradinho, Feira de Santana, Bahia. Anteriormente era a Escola Bíblica Batista Montanha Verde, de Triunfo.

Triunfo: município de Pernambuco, onde estava localizada a Escola Batista frequentada por Tião e Palmira.


Buscar nossas raízes é voltar na história

Cangaço: Nome dado a um grupo de pessoas que protestava contra a situação de precariedade e injustiça social na qual vivia a população da região Nordeste do Brasil, entre os séculos XIX e XX. O termo cangaço tem origem na palavra “canga”, madeira utilizada na cabeça do gado.

Fascismo: movimento de extrema direita ultra nacionalista que tomou a Itália e causou mortes e opressão ao seu povo foram aliados dos nazistas alemães na segunda guerra Mundial

Nazismo: movimento de extrema direita, supremacista e eugenista. Tomou a Alemanha e desencadeou a Segunda Guerra Mundial. Responsáveis por genocídios em África. Responsáveis pelo genocídio de judeus, comunistas e pessoas LGBTQIP+

Segunda Guerra Mundial: conflito bélico que parou o mundo ocorrido entre 1939 a 1945.


Buscar nossas raízes é adquirir conhecimento

Alzheimer: Doença que causa a deterioração das funções cerebrais, acarretando perda de memória, da linguagem, da capacidade de controlar funções básicas ou de cuidar de si próprio, em alguns casos pode evoluir para demência.

Amansador de burro: Uma das antigas renomadas profissões de domar tais animais.

Auriculoterapia:  é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.


Buscar nossas raízes é descobrir novos termos

Brabo: Variação informal de bravo, que significa, pessoa que se envolve facilmente em brigas

Cair no reio: ser punido, apanhar como forma de disciplina. Reio era um cinto de couro que era separado para este uso, quando as crianças faziam coisas erradas ou são traquinas, os pais tinham o costume de falar “vai cair todo mundo no reio”.

Solfejar: Cantar um trecho de música, pronunciando somente as notas; cantarolar.

Canudo: Refere-se ao diploma que é o documento documento oficial pelo qual se reconhece um título ou conclusão de curso, onde obtém formato de um cilindro lembrando um canudo

Penei: Penei vem do verbo penar. O mesmo que: padeci, sofri.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Griô Podcasts

Somos uma produtora que ajuda a transformar o cenário atual da podosfera, lutamos para reverberar vozes silenciadas na nossa sociedade, incentivar a visibilidade de pessoas negras, indígenas, mulheres e LGBT+.

Raízes
admingrio

EP 10: Frutos

No último episódio da temporada Caio se despede dos microfones contando a visão da sua geração sobre as histórias de família. Com o movimento do podcast teve espaço até para uma reviravolta.

Leia mais »
Raízes
admingrio

EP 09: Amar é perder o tom

A história do encontro entre Dálete e Ademir é contada enquanto Caio e sua família começam a refletir sobre toda a trajetória contada em Raízes.

Leia mais »
Raízes
admingrio

EP 08: O homem que não foi embora

Um episódio raro, onde a referência masculina é positiva, presente, carinhosa. Acompanhe a história de Ademir e seu irmão gêmeo Almir enquanto refletimos sobre a importância de homens que ficam, que permanecem.

Leia mais »
Raízes
admingrio

EP 07: Laços

Família sempre tem sua dose de disse me disse. A fofoca é inerente e no episódio de hoje vamos rodar por três histórias entrelaçadas na família de Caio.

Leia mais »
Raízes
admingrio

EP 06: A matriarca

O luto está presente em toda história de família. Mas esse episódio não é sobre luto. É sobre saudade. Conheça a história de Dona Marina, a pernambucana que dava nó em pingo d’água enquanto Caio reflete sobre a vida na periferia brasileira e visita a Ilha do Chié.

Leia mais »

Apoie a

Somos uma produtora que ajuda a transformar o cenário atual da podosfera, lutamos para reverberar vozes silenciadas na nossa sociedade, incentivar a visibilidade de pessoas negras, indígenas, mulheres e LGBT+.

Vamos manter o contato?

Caso a Griô ou algum de nossos podcasts impactou a sua vida de alguma forma, conta aqui, queremos muito saber seu ponto de vista e suas vivências.

Quer ficar por dentro de tudo que rola aqui na produtora?

Nos siga nas redes sociais:

Site desenvolvido por pinacria

© 2022. Todos os direitos reservados.

0
Would love your thoughts, please comment.x